Conversamos com a Professora Maria Cleide Oliveira, Coordenadora do NEPPCON, que nos contou mais sobre a história, trabalhos e desafios desse incrível núcleo que é um grande espaço de contribuição para a comunidade da Grande Natal.
O núcleo
O NEPPCON é o Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP), com foco em construção civil do IFRN Campus Natal Central, que engloba os alunos dos cursos técnicos de Edificações e Estradas e a graduação de Construção de Edifícios e Engenharia Civil, proporcionando a eles a pratica profissional na área envolvendo o público externo.
Com 14 anos de trabalho, disponibilizando serviços técnicos de construção civil de forma majoritariamente gratuita, o NEPPCON conquistou seu próprio setor dentro do IFRN CNAT. Localizado no prédio da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON), se constitui como base para o desenvolvimento de diversos projetos de extensão, como o NEPP REURB, projeto que proporciona a regularização de habitações e a titulação de seus ocupantes para famílias de baixa renda, e o Projetando Em Instituições Sociais, que elabora projetos arquitetônicos de regularização fundiária para Instituições Sociais.
Conversa com a Coordenadora
Profa. Maria Cleide, Engenheira Civil e professora há 13 anos no IFRN, assumiu o núcleo em 2012 e instantaneamente se apaixonou pelo ainda projeto na época. Pelos próximos 3 anos, dedicou sua energia para melhorar e impulsionar o NEPPCON, falando com diretores e buscando parcerias. Assim, o núcleo foi crescendo de tal forma que hoje conta com mais de 60 pessoas atuantes, espalhadas pelo campus de manhã e tarde e em trabalhos de campo. Hoje, todos os alunos do projeto são bolsistas.
“É um trabalho que me traz muita alegria, mas não é um trabalho fácil, lidar o tempo todo com problemas e desafios mil. Mas poder trabalhar com a engenharia que eu adoro, fui engenheira de obra e trabalhei com projetos, não tem preço. E sempre gostei de dar aula e lidar com pessoas. Então, fazer isso aqui dentro do meu trabalho, que eu adoro, faz com que sinta muito gratificação.”
Vindo de uma família com poucas condições financeiras, a Professora foi aluna de Estradas do IFRN, que se tornou sua segunda casa, e nos contou que há casos em que os alunos acabam fazendo o cadastro de regularização fundiária dos próprios avós, ajudando no aspecto financeiro e trazendo imenso orgulho. Esses casos são de grande emoção para ela.
“Então, eu entendo as dificuldades que os alunos têm e eu sempre tive o sentimento de que eu tinha que voltar para cá para retribuir isso de alguma forma.”
Desafios
Apesar de ser um projeto de total cunho social, a professora aponta que seu maior desafio é fazerem as pessoas acreditarem que o interesse maior é realmente contribuir com a vida das pessoas, porque desconfiadas, ainda acham que existe algum interesse por trás.
Felipe Pereira, Aluno de Engenharia Civil e bolsista do NEPPCON, nos contou que no último levantamento feito pelo projeto até 2022, 47.092 pessoas já foram beneficiadas pelo NEPPCON. Apenas pelo NEPP REURB em 2022, levando em consideração a valorização das residências e o valor dos projetos, foi estimado 924.363 reais salvos pelos beneficiários e que podem ser injetados na economia local. Outro dado interessante é que 88% de seus beneficiários se localizam na zona norte e oeste, nos bairros onde existe menos visibilidade política.
Trabalhos e Processos Seletivos
Hoje, um dos trabalhos do NEPPCON, com parceria com a ONG Reforamar, é projetar e construir a sede do Balé da Ralé, projeto localizado na Favela do Japão, que proporciona aula de balé, dança e capoeira para crianças carentes, beneficiando mais de 120 crianças.
E você que é aluno e quer participar, fique ligado nas redes sociais e no site do NEPPCON, pois todo ano são abertos novos processos seletivos e também de acordo com a demanda de projetos. A Profa. Maria Cleide nos adiantou que estão com muitos incríveis projetos e mais novidades por vir. Parabéns a todos que fazem parte do NEPPCON!