O Projeto de Extensão: Os bens minerais do Rio Grande do Norte cantados em prosa e verso apresenta uma forma inovadora de ensinar sobre minerais do Rio Grande do Norte para alunos do ensino fundamental da Grande Natal, utilizando a música e a contação de histórias.
Mostrando que o Museu de Minérios do IFRN/CNAT é um grande espaço de produção de conhecimento e expandindo os materiais didáticos tradicionais, o projeto tem uma abordagem cativante, com apresentações musicais e historias temáticas. Ocorre dentro do Museu de Minérios, e em visitas às escolas públicas da Grande Natal.
Vencedores do VII Simpósio de Extensão na modalidade de Mostra, no tema Educação e Internacionalização, a coordenadora do projeto, Professora Narla Sathler Musse de Oliveira, e os alunos, Jackson Bruno da Silva e Ana Lucia da Silva Dantas compartilharam a experiência conosco sobre o projeto e a premiação na SECITEX.
Para a professora, foi muito gratificante durante as visitas às escolas da periferia de Natal, ver os alunos empolgados com as músicas compostas pelo Professor Leão Xavier da Costa Neto e cativados pelas histórias dos alunos.
O aluno Jackson Bruno relatou que sua experiência no começo do projeto foi bem desafiadora, pela questão de saber como lidar com crianças. Mas com o decorrer do projeto, ficou cada vez mais confortável com o trabalho desenvolvido. O aluno contou ainda que a SECITEX representou uma ótima oportunidade aprendizado, em especial durante as apresentações ao público e aos avaliadores.
“O prêmio foi muito gratificante, pois não estávamos esperando. Mas foi muito importante levar para casa e mostrar para minha família que, de origens humildes, nunca teve acesso a esse tipo de incentivo à educação” – Jackson Bruno