De 21 a 27 de agosto foi comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana é celebrada desde 1963 pela APAE e se tornou federal em 2017. Tem o intuito de combater o preconceito, promover a inclusão social desse segmento populacional e conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas.
O projeto de extensão Incluir e Crescer
Teve início em 2018 como uma parceria entre APABB e o IFRN Natal Central, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência um espaço que ofereça atividades voltadas para desenvolver capacidades educativa, afetiva, cognitiva e ocupacional, além de possibilidades de participar de atividades de lazer, fundamentadas na filosofia da inclusão social.
O projeto atende até 60 pessoas com deficiência intelectual, com idade a partir de 14 anos, está localizado no prédio do NUARTE/TERCEIRA IDADE e oferece atividades voltadas para o desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e emocional, favorecendo o aprendizado de seus alunos e sua inclusão social e também no mundo laboral.
O tema do ano de 2023
O projeto que já somou 6 anos de existência, estabeleceu como tema deste ano, “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, que aborda importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, os profissionais que trabalham com elas e a comunidade em geral. Por meio de oficinais que trabalham a atenção, concentração, memória, disciplina, raciocínio, postura, coordenação motora, atividades de vida diária, equilíbrio e visitas à exposições de artes, museus, teatros, supermercados, parques, indústrias, lugares históricos e empresas.
A equipe da DIREX/CNAT parabeniza a todos os envolvidos nesse incrível projeto, como também a todas as pessoas com deficiência intelectual e múltipla pela sua semana. E deseja a todos um amanhã mais inclusivo e menos capacitista!